http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: Um fim... memorável...
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

terça-feira, maio 16, 2006

Um fim... memorável...


Acreditem ou não, estou há dois dias a escrever este post. Também pela falta de tempo mas, sobretudo, pela falta de palavras… foram oito dias inesquecíveis… para já, e sem dúvida, a melhor semana da minha vida…
Tudo começou com um acorde, um simples acorde de guitarra, e o traçar de uma capa… da minha capa… senti-me envolvida em algo que se transformará num álbum de memórias durante os próximos anos, e que para já apenas guarda as lágrimas dessa noite, que não foram poucas… senti-me aconchegada por uma tradição, por uma responsabilidade que carrego nos ombros e se agarra a mim. Espero estar à altura de usar esta Capa, que é muito muito mais que um pedaço de tecido… Continuei a ouvir o fado académico, e à Tua procura… por fim encontrei-Te… no fundo, no fundo, choravas como eu e, em silêncio e com um abraço, choramos os dois, ao som daquela linda guitarra… soavam músicas de despedida que já tanta saudade me deixavam, viam-se fitas de todas as cores a esvoaçar, e muitas lágrimas de orgulho e saudade na cara de todos… foi a Noite... Monumental... A noite continuou, na paragem final da noite: o Queimódromo! Sim, já tinha ido à Queima das Fitas o ano passado, mas este ano foi diferente… Este ano entrei, e dirigi-me para o Nosso cantinho, onde estavam quase todos aqueles que me acompanharam este ano. É uma sensação indescritível poder chegar a um local enorme e, no meio da multidão, ter o nosso cantinho, quase imperturbável, fazer parte de alguma coisa, pertencer a alguma coisa naquela que é a maior festa dos Estudantes…
A semana continuou, e domingo foi dia da Missa da Bênção das Pastas. Fiz parte da Equipa de Acolhimento da FAP, e assisti à Missa depois. Por várias vezes me arrepiei, por ver a quantidade de fitas que coloriam o Estádio do Dragão. E acredito que, mesmo os que lá estavam sem serem praticantes de qualquer religião, não ficaram indiferentes àquele momento. É uma imagem que ainda hoje guardo na memória… À tarde Imposição das Insígnias… Mais um momento inesquecível, com muita emoção… Recebi a minha Nabiça, que mostro com orgulho no bolso esquerdo do meu traje. E foste Tu que a colocaste lá, assim como hás-de ser tu a retirá-la… E, mais uma vez, marcaste um dos mais importantes momentos da minha vida. Seguiram-se os restantes anos e, por fim, um a um, os Finalistas… A festa era para eles, sem dúvida, e foi. Cada um a exibir a sua Cartola e Bengala, a ser saudado pelos professores, amigos, colegas… companheiros de jornada, no fundo. Aplaudi-os a todos, uns com mais fervor que outros, mas todos receberam aplausos. Parabéns a Todos, Conseguiram! A tarde encerrou com a actuação das Tunas, como não poderia deixar de ser. Despedi-me de Tunantes e Aprendizes, com uma brincadeira e muita saudade e nostalgia. Apenas as conheço há um ano, mas ver nos olhos delas o amor que ganharam a tudo isto foi indescritível. “Fica a Saudade…” Depois, a TAESJ brindou-nos com algumas das habituais músicas e, no fim, uma nova versão da Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico. Pela primeira vez, levantei-me e tracei a capa para ouvir esta música – foi a única coisa digna do momento que me senti capaz de fazer… E chorei também, não sei porquê, mas chorei… Talvez porque não conseguisse tirar os olhos de Ti e pensasse, mais uma vez, como gostaria de poder ter estado presente quando aquele momento fora Teu… Acabou a noite, e seguiu-se mais uma noite inesquecível. Aquele dia não poderia ter acabado melhor…
Segunda-feira era o Dia da Beneficência, e os estudantes do Porto mostraram que também sabem fazer caridade, juntando-se para recolher donativos para uma Associação de Caridade. Desde já, obrigada a todos os que contribuíram nesta nossa campanha, e obrigada pela paciência que tiveram connosco! Um jantar muito animado antecipou mais uma noite de Queima fabulosa…
Terça-feira… (bem, isto vai ser difícil…) Dia de Cortejo… Praxe de manhã, muita música, muito cansaço, muita ansiedade… Chegou o almoço, o Kit para vestirmos (umas calças amarelas, uma t-shirt amarela e branca, uma meias às riscas e um chapéu – parecíamos aqueles meninos das colónias de férias, mas foi tão engraçado…!! ), e a hora de partir para o local onde o nosso carro e os nosso Fitados e Finalistas nos esperavam. O nervosismo apertava e a curiosidade era grande… A tarde foi passando por entre muitas músicas, muita brincadeira e muito cansaço. Não nos calamos um minuto, e gritamos por Enfermagem S. João durante nove horas seguidas… Paramos um pouco para ouvir uma Veterana dizer: “
Caloirada, faltam 200 metros… Vão demorar quase uma hora a passar, mas só faltam 200 metros… Pensem no ano que passou, pois daqui a 200 metros vão deixar de ser Caloiros…” Depois destas palavras, por momentos, todos sustivemos a respiração, fizemos silêncio e esse tempo de Caloiros passou pela nossa memória numa fracção de segundos… Começaram as lágrimas, e teimaram em não nos largar mais. Por momentos passamos por entre os Finalistas, e saltamos e cantamos rodeados de bengalas e cartolas. Foi uma sensação tão boa… Assim, e em segundos, pusemo-nos de 4, chegamos à Tribuna, levantamo-nos e olhamos em redor, para todos aqueles que nos esperavam e que ali estavam desde as 15 horas. Cantamos, atirámos os chapéus. eram 22.56h e……. éramos Pastranos… acabava ali, entre choro, alegria e nervosismo, em frente a todos, o nosso ano de Caloiros… um fim memorável… todos nos abraçamos, choramos juntos e, mais uma vez, Tu estavas lá… como sempre… Mais um jantar, e uma noite fantástica. O cansaço era gigante, não imaginam, e a dor de garganta já me tirava a voz, mas valeu tanto a pena… tanto…
Quarta-feira o FITA… Mais uma noite de Fado Académico do melhor, e contigo ao lado, o que dá à música e ao espírito académico um sabor adocicado como só eu sei saborear… Mais uma noite de Queima, e as sensações repetiam-se… Pertencia a alguma coisa, conhecia alguma coisa, e todos me conheciam. Era uma nova família…
Quinta-feira veio o Sarau, e a minha Tuna, lá estava, mais uma vez. Foram momentos bem passados, aos quais se seguiam momentos ainda melhores, na sempre nossa última paragem da noite. Veio a Sexta-feira, sem Ti, e depois o Sábado que terminou esta semana fenomenal… Jantar com as três pessoas mais importantes da minha vida, boa disposição, e a última noite de Queima… Xutos como som de fundo, muitas pessoas ao nosso lado, e Tu… sempre Tu… Um brinde: aos que estão a começar, aos que estão a acabar e àqueles que já acabaram… e terminou… terminou a semana dos estudantes, a semana das emoções, das alegrias, das mudanças, das provas, do esforço, do cansaço, das lágrimas, do orgulho… da saudade… a semana por que vamos esperando todo o ano… aquela semana que é igual para todos e diferente para cada um…


Obrigada… sem palavras suficientes para agradecer e explicar tudo o que aconteceu este ano… simplesmente um Obrigada acompanhado de uma lágrima de respeito, saudade e muito… muito orgulho…

Aos que estão a começar…
Aos que estão a acabar…
Aos que já acabaram…
Aos que continuarão connosco, comigo, até eu sair, como já disse, de cabeça erguida e Cartola…


Obrigada pelos melhores momentos da minha vida…
Para Sempre ENFERMAGEM
Para Sempre S. JOÃO
Para Sempre… TODOS NÓS…

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

não sei muito bem o que dizer a não ser obrigada! por partilhares com quem te lê aqui as emoções que vives. a cada frase é muito fácil perceber exactamente o que sentes e a forma como essas sensações passam para este lado do monitor são indescritiveis e impossíveis de traduzir em letrinhas.

é através dessas letrinhas que eu te conheço mas a autenticidade e a sensibilidade com que escreves deixam-me sempre adivinhar a pessoa linda que és. e isto até pode parecer lamechas e tal mas é mesmo verdade. talvez porque conheço muito poucas pessoas assim, genuinas, com o coração aberto para dar e receber, como tu, a alegria de encontrar mais uma emociona-me sempre.

este primeiro ano de faculdade vai, sem dúvida, marcar-te para o resto da vida, transformou-te e fez de ti uma pessoa ainda mais bonita, por dentro, que é o que conta afinal.

não percas nunca essa capacidade de reconhecer a felicidade nos momentos mais simples, mágicos e incriveis que a vida oferece, agarra-te a eles sempre que uma qualquer barreira te desafie. e lê isto não como um conselho mas apenas como uma partilha do que eu também já aprendi.

muitos parabéns, mais uma vez, pela forma como estás a saber saborear este ano fantástico.

e apesar do meu comentário já ir mais do que longo, do fundo do coração, é um previlégio conhecer-te, querida ju. :)

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Fiona said...

Os meus parabéns pela maneira como escreves, é LINDA! Tudo o que escreveste fez-me lembrar o ano em que fui caloira e o ano em que fui finalista. Tantas emoções e recordações misturadas e conseguir relembrar tantas coisas com uma tal nitidez que parece que acabaram de acontecer. Ainda bem que aproveitaste esta semana em grande, é mesmo assim que deve ser. Espero que no ano em saires de "cabeça erguida e Cartola" tenhas momentos e emoções ainda mais bonitas para escrever. ;)
bjinhos*

terça-feira, 16 maio, 2006  
Blogger Filipa said...

tudo o que escreveram antes é mesmo verdade...e fez-me ter saudades, alguma inveja e muita vontade de fiacr a pensar no que foram as minhas queimas...no Porto!
obrigada

terça-feira, 16 maio, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Enkuanto n passares pelo meu blog n comento esta porra! :p :p :p
***

quarta-feira, 17 maio, 2006  
Blogger Jobim said...

sim, li até ao fim. Foi um prazer passar contigo um ano praxistico...tu como caloira, eu como doutor. foi realmente um prazer praxar-te... ora na diversao, ora berrando contigo quando era preciso lol embora tu nao gostasses la muito... mas enfim, acho que um bom padrinho tem que assim ser.. na minha perspectiva :)

beijo filhota doro-te!

quinta-feira, 18 maio, 2006  
Blogger *Ana* said...

Perante tão lindo post faltam as palavras..e nem são precisas..é realmente um sensação indiscritível pertencer a este mundinho das capas negras..
Parabéns a ti, portaste-te muito bem ao longo deste ano..
Continua com esse espírito, fazes sentir-me ter orgulho em ser tua doutora =)

Beijokas pastrana ( e para sempre nossa caloiritah..*** )

sábado, 20 maio, 2006  
Anonymous Anónimo said...

Mana, por incrivel que pareça conseguista por-me incrivelmente arrepiada.. è sim.. ja passaram algumas semanas desde a keima(ando sempre fora de contexto) mas não poderia deixar um post como este passar sem um comentário meu..

A semana da Queima das Fitas foi simplesmente fenomenal.. desde a abertura, o fado, o traçar da capa, o choro, a alegria, a vontade de fazr o tempo parar.. Queria compactar cada instante, saborear, viver com atenção akilu que irei viver apenas uma vez na vida.. A NOSSA pimeira Monumental Serenata.. A primeira de muitas.. sentidas.. vividas.. Depois disso, todos os momentos que se seguiram! O nosso cantinho como dixeste.. Akelas traseiras da barraca picóku * =') * o cortejo.. Axo k nunca vou eskecer.. cantar.. "Parabéns aos pastranos de Enfermagem São João" *

Tudo gravado na memória.. Não quero escrever mais.. Tu dixeste tudo.. *

Obrigada por fazeres parte de Enfermagem São João * Orgulhoooo ***

Beijoooooooooo *

terça-feira, 06 junho, 2006  
Blogger Panamá said...

Dass, e ainda só está a acabar o teu primeiro ano... não queres trocar comigo??? Tou farta de trabalhar, quero, ficar sp estudanta!!!

segunda-feira, 12 junho, 2006  
Anonymous Anónimo said...

magnifica, a forma komo exprimes tudo akilo ke nós estudantes sentimos, kuando ouvimos akela serenata, e traçamos akela kapa, e nos lembramos de todas as malukices ke fazemus durante estes anos. como eu te kompreendo...
parabéns, pelo orgulho e amor a esse espirito ke será sempre eterno...o espirito academico de um estudante saudoso. :)

sexta-feira, 16 junho, 2006  
Blogger Gui said...

Tinha de comentar este post. No outro dia li-o mas n comentei pk pensei k ja n verias, mas tive de comentar. Vejo k tens um grande amor à praxe, à faculdade ! Lembras-me a mim. O ano passado na FEUP foi o melhor da minhqa vida. Fui caloira, A caloira que nunca perdia nada, estive no Coral de engenharia, fui a todas as actividades da queima, fui sempre à praxe, o meu padrinho traçou-me a capa na serenata e chorei ao ouvir a balada de despedida do v ano juridico. Ainda hoje choro! Não dá para explicar este amor que se tem à faculdade, às pessoas, o que a praxe fez de mim. Sabe bem encontrar alguém que vibra com tudo isto da maneira que eu vibrei, e sabendo eu que a praxe no S.Joao de enfermagem é bem dura.
Soube muito bem ler este post. Vi muito de mim aqui, recosdaste-me muita coisa! Um beijinho grande e bigada pelo comment no meu blog, gostei mt! Espero um dir ter o prazer de trabalhar contigo ja k vejo k partilhas o amor que eu tenho pelas crianças. beijinhos gds!!

sábado, 17 junho, 2006  

Enviar um comentário

<< Home

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone