http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: A força das pequenas coisas...
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

quinta-feira, dezembro 15, 2005

A força das pequenas coisas...





Subi as escadas e esperei ansiosamente que alguém escutasse a campainha a que a Professora N. tocou. Demoraram a vir abrir-nos a porta, e eu tentava enganar a ansiedade e a curiosidade…
Um uniforme branco e um sorriso veio abrir-nos a porta. A minha primeira visão foi a de um grande corredor, com quartos de ambos os lados, e uma bela árvore de Natal que dava aquele ar tão característico desta época. E ouvi-te a chorar… foi um choro de alguém pequenino, muito pequenino, como que a dizer “estou aqui”, que me saudou naquela manhã. E só consegui dar um grande sorriso…
Caminhei mais um pouco, e descobri-te. Eras pequenina, tinhas 2.800kg, e tinhas nascido 45h antes. Vestias uma linda roupa cor-de-rosa, com um coelhinho bordado, e o no teu cobertor pousava uma borboleta. Os teus pequeninos dedos agarravam a tua borboleta, o teu olhar admirado fixava a tua mamã e, quando ela te pegou nos braços, deste um suspiro…Soube tão bem ouvir-te…
Quando a Enfermeira F. chegou, estava na hora do teu banho. Despiu o teu fatinho do coelho, e foi aí que admirei o teu corpo. Ocupava apenas as mãos da Enfermeira. Era tão pequenino, mas tão perfeito… Tinhas uma cor rosada, a pele enrugada, os teus pés e mãos eram… tão pequeninos… Vi o teu banho enquanto a tua mamã orgulhosa decidia qual o conjunto que te iria vestir a seguir! Decidiu-se pelo rosa e branco, com… uma borboleta! No fim disse-nos:
“ - Mostra aqui às Meninas Enfermeiras como estás bonita…!”
E realmente estavas… Parecias uma flor, a desabrochar, com a borboleta pousada em ti, a admirar-te. Tal como eu estava… a admirar-te…
E sorri, mais uma vez. Foste responsável pelos vários sorrisos que dei naquela manhã, que passou rápido demais… Não queria vir embora, não queria deixar-te nem aos pequeninos que te faziam companhia. Fizeste-me ter a certeza que é ali que eu pertenço, que é ali que eu quero estar e que desejo com todas as forças poder sorrir assim todos os dias. Quero ter sempre ao meu lado estes pequeninos pedacinhos de mundo, que são tão pequeninos mas tão fortes ao mesmo tempo. Quero poder aprender tudo o que puder e conseguir para vos fazer sentir melhor, quero poder admirar-vos todos os dias…
Não consigo descrever o que senti naquela manhã, mas só sei que tive a certeza que é ali que quero estar, que é aquilo que quero fazer…

Quando vim embora, ouvi mais uma vez o teu choro, tal como quando entrei… Era a tua despedida. Ainda nem tinha saído e já tinha saudades. Já tenho saudades. Quero poder voltar para lá o mais rápido possível… mas desta vez para ficar…

5 Comments:

Blogger moon between golden stars said...

Haverá algo mais puro?... :) andamos em sintonia!
Um abraço

quinta-feira, 15 dezembro, 2005  
Blogger Nuno Costa said...

Mais um post cheio de profundidade e sentimento. É impressionante a forma como consegues transmitir e transpor sentimentos e sensações para palavras...é delicioso, tão delicioso como a força das pequenas coisas como são os bébes que viste na obstetricia. Estou a imaginar-te lá, baseado naquilo que vi no outro dia na faculdade aquando daquela actividade com as crianças...e não tenho qualquer dúvida que não querias vir embora, e que sei que é ali que gostarias de estar, e começo a render-me de que realmente é mesmo ali onde pertences e é mesmo aquilo que queres fazer! ;)

Beiju* enorme dos nossos*

sexta-feira, 16 dezembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

é tão lindo, não é, ju? e são uma prova tão viva de que o tamanho não conta para nada! o que nos fazem sentir é imenso, intenso. dá vontade de lhes dar o mundo e absorver o mundo atraves deles. imagina quando for o teu! de ti...

=)

eu não sei se é por estar numa fase da vida em que as vontades de adolescente passaram mas todos os dias são para uma preparação para ser mãe, entre muitas outras coisas.

talvez nos encontremos num dia de trabalho com eles. a sorrir.

beijinhos com sabor a natal!
ana

sábado, 17 dezembro, 2005  
Blogger Jobim said...

é bom ver que tens um rumo já traçado na area profissional da tua vida.. Nisso ainda ando muito perdido.

beijinho

quinta-feira, 22 dezembro, 2005  
Blogger Adriana said...

Tal como disseste no meu blog, esta é uma das paixões que partilhamos, e ao ler o teu texto identifico.me cmg mesma!

As crianças são de facto, uma coisa maravilhosa, linda, indescritivel mesmo!
Continua a dar-lhes todo o teu amor e carinho como fazes até hj!

Adoro.te mto linda!!
Continua a ser como és :)***

sexta-feira, 23 dezembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone