http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: Opções... difíceis...
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

domingo, outubro 23, 2005

Opções... difíceis...




Fazem-se opções a toda a hora. Virar á direita ou ir em frente, tomar um café ou comer um gelado, vestir preto ou riscas. Somos chamados todos os dias a fazer opções.
Independentemente da importância das coisas, a opção é sempre um passo difícil… por causa da dúvida.
A dúvida instala-se e a razão fica a perder. O discernimento vacila, a razão descai e a dúvida ganha. A dúvida é filha do enigma, mãe da incerteza e parente próximo da suspeita. Um espírito indeciso é inimigo da razão. A dúvida ofusca a alma e entope o raciocínio.
Por isso, sempre que a dúvida ensaia a sua presença, a razão deve recorrer a todos os seus alicerces, a todas as suas bases, para enfrentar a incerteza, para dissimular a hesitação. Só a razão pode comandar decisões. Só a razão pode limpar a dúvida. Só a razão deve reger o espírito sempre que a encruzilhada se põe à nossa frente. E aí sim, sabemos optar…
Mas eu vou falhando as pequenas coisas que me são solicitadas. Sinto que as ciladas se acumulam cada vez que falo. Preferi hoje o silêncio. A ausência de equívocos não é partilhável. No inegociável deste dia, destituo-me de palavras. O silêncio não se recomenda. Deixa-nos demasiado sós, visitados pelo pensamento…

E penso em tudo o que perdi, em tudo o que ganhei. Penso em tudo o que faço e naquilo que não posso fazer.

Penso em ti…

5 Comments:

Blogger Adriana said...

Tomar opções na vida nunca foi tarefa fácil... Muitas vezes a duvida atormenta, mas felizmente a maioria das vezes fazemos a opção certa!
E eu tenho a certeza que na tua vida as opções certas foram a maioria! E se hoje preferes o silêncio, que não seja por procurares a solidão, mas o espaço verdadeiramente preenchido que podes encontrar nele!

Um beijinho fofo desta tua miga!!!

domingo, 23 outubro, 2005  
Blogger Nuno Costa said...

Escolher é recusar...acho que já te apercebeste disso! Quando falas em razão, referes-te a uma coisa que eu acho fundamental: os nossos alicerces, aquilo que nos mantém, a nossa essência...é lá bem dentro de nós que está a resposta, aquilo que nos indica o que devemos ou não fazer...

As dúvidas existem, e eu sei que as vais contronar! Dizes que pensas no que ganhaste e no que perdeste...lembro-te uma verdade da química de Lavoisier: Nada se ganha, nada se perde...apenas tudo se transforma!

Beiju***

domingo, 23 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

sublinho e assino em baixo mas antes acrescento que à razão devemos juntar a outra parte de todos nós, a emoção, os sentidos, as sensações. sem nunca esquecer que a percepção que temos das coisas à nossa volta, do mundo e das pessoas, é nossa e, por isso, única. desta sopa que cozinhamos antes de cada passo que damos sai sempre um cheirinho e um sabor que é o certo quando sentimos, bem lá no fundo, que, naquele momento, decidimos o que nos pareceu ser o melhor. mesmo que, eventulamente, a decisão se revele errada, um pouco mais tarde. aí, há que saber reconhecer, aprender, corrigir - se possível - e continuar.

parabéns pela reflexão.
beijos.

terça-feira, 25 outubro, 2005  
Blogger Jobim said...

Como admiro a tua forma estável de pensar, o dominio da razão, não deixando abafar porém todas as tuas emoções. Sim, às vezes é bom poder a dúvida vir ao de cima, é bom nos questionarmos para aprendermos.

beijos Ju! adorei a tua carta!és uma afilhada perfeita. nao mereço tal qualidade!:)

sexta-feira, 28 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Pois tomar decisões tb n é nada facil para mim!! inda para mais´ha kem diga k eu sou DESIKILIBRADO!! por isso inda é mais dificil loool
ma pronto isto são as ideias do nosso amigo nonha!!
N tenho mt mais a dizer n tou mt inspirado...Fika um bjinho e os desejos k continues a tomar as decisões correctas!!!

domingo, 30 outubro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone