http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: A vida é sempre mais forte que nós...
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

terça-feira, setembro 27, 2005

A vida é sempre mais forte que nós...



Ontem…
Com medo de atrasos, saí de casa às 7.20h pois tinha de estar na Faculdade às 7.59h – ordem dos Senhores Doutores! Então, bem cedo, eu e a Mimi pusemos mãos a obra e lá fomos nós para a ESESJ!
Quando lá cheguei, olhei à minha volta, a tentar perceber bem onde me encontrava. Era um cenário diferente, nada habitual para mim, e não encontrei as pessoas que encontrava, até hoje, todos os dias.
Começou a Praxe: a chamada, as boas-vindas, e o sofrimento. Cantei, gritei, saltei, e fiz tudo aquilo que nunca pensei fazer. Foi lindo! “De 4”, ”de 5”, ”de 21”, “Olhar pó chão” foram algumas das frases mais ouvidas, e “Sim Senhor Doutor” a frase mais dita. Foi um dia em cheio, em que cantei a plenos pulmões e, o mais importante, diverti-me imenso. Não direi mais da praxe, pois teria de estar aqui uma eternidade, e não ficaria tudo dito. Deixo apenas duas coisas: digo que recomendo a todos que, pelo menos, experimentem, e digo que me lembrei muito dos meus amigos hoje – como queria que estivessem lá, e como queria partilhar tudo isso convosco…

Hoje: Praxe à mesma hora, outras caras, menos caloiros, mais música, mais diversão… Tudo aquilo que aconteceu no primeiro dia se repetiu. Mais músicas novas, mais conhecimentos, mais memórias para guardar muito bem…
À tarde, recepção no anfiteatro com a Coordenadora de Curso, Presidente do Conselho Directivo e afins. Bem-vindos à Escola, espero que gostem, o curso é assim e assim (as coisas do costume) foi o que ouvi nos primeiros minutos. Depois, o Presidente veio cumprimentar-nos, e deu-nos a conhecer vários aspectos relativos ao Curso e à ESESJ: estatísticas, conhecimentos gerais, avaliações, etc… E disse algo que me fez pensar: falou da alta taxa de abandonos que havia no curso, pois a maioria tentaria ingressar em Medicina no fim do primeiro ano. Contudo, o Presidente pediu-nos algo como dar uma oportunidade ao curso, assimilar a componente humana que iremos aprender este ano, e aí veríamos que seríamos muito melhores médicos… Aquilo ficou na minha cabeça, mas não sei bem porquê… Contudo, terminou o discurso com algo muito simples, que ainda agora tenho presente, e que me faz pensar ainda mais, e tentar perceber e sentir mais ainda aquilo que estou a aprender e vou aprender este ano:

“ - Este é um curso muito importante. Vocês saem daqui e vão trabalhar, já têm o estágio. Vão lidar com pessoas a morrer e, no minuto seguinte, outras a nascer. E, com 21 anos, vão ter essa enorme responsabilidade em cima dos ombros…
Por isso, aproveitem tudo muito bem, e aprendam tudo o que todos temos aqui para vos dar. Afinal, a vida é sempre mais forte que nós, nunca se esqueçam…. ”



Foram os meus primeiros dias, e já sinto que quero lá estar durante muito e muito tempo…

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bem, ainda bem k tudo está a correr pelo melhor...E ainda bem k estas a gostar...!!!!!!!Sinceramente quero conhecer uma enfermeira a brilhar, pork na verdade existem falta de boas enfermeiras!!!Alias o mundo inteiro precisa de pessoas melhores, com capacidades e mentalidades diferentes...Estamos muito pobres em relação a personalidades, e eu tenhu a certeza k tu és uma das pessoas k pode mudar mts coisas nest mundo...Tens essa capacidade e uma personalidade muito forte!!!Força nissu... E divert t mt durante esta semana da praxe...kikikik
Beijão muito grande Ju*
Helsa_47
A7

quarta-feira, 28 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

oiiiiiii!!
Inda bem k tas realmente a gostar...agora so tens d penssar um bocadinho mais nakilo k realmente keres!! Ma s keres k eu te diga axo k tas no curso certo...n devias sair por nada..e tb acredito k vais xegar ao final deste ano cm a mm opinião k eu...enfermagem é realmente um bonito e louvavel curso...e tu e a mimi vão ser optimas enfermeiras e têm o meu buddy ha k obriga-lo aser vosso padrinho loool
bjs

sexta-feira, 30 setembro, 2005  
Blogger Jobim said...

Sim, muita diversão mesmo...esta semana correu muito bem..a minha não foi assim desta forma, embora tb mt fixe... heheh que saudades..sinto-me velho já


***

sábado, 01 outubro, 2005  
Blogger Adriana said...

Acho que a parte mais dificil é mesmo chegar lá e não ver as caras de quem estavamos tão habituados a ver... Mas a praxe ajuda.. conhecemos muita gente partilhamos um pouco de nós, e vamos, dia após dia, snetindo mais á vontade...

Contudo, fico a pensar no discurso do Presidente... A enfermagem é um curso a quem ninguém deve tirar o mérito! Para quem lá entra necessita, mais até do que para medicina, de muita vocação, enquanto o médico muitas vezes tem de ser frio, por inumeras razões e infelizmente é assim, o enfermeiro, muito pelo contrário, tem que dar ao paciente um poukinho de calor e de amor...

É um curso que merece todo respeito e mérito!
Beijinho minha linda! E continua a descobirr todas as coisas boas que este curso tem =):...

domingo, 16 outubro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone