http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: O primeiro dia...
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

quarta-feira, setembro 21, 2005

O primeiro dia...


Às vezes acontecem coisas que não percebemos, mas talvez porque têm mesmo de ser assim: sem explicação nem razão de ser.
Durante anos e anos desejei conquistar um sonho que agora vi sair-me debaixo dos pés. O meu sonho sempre foi a Pediatria. Poder cuidar daqueles pequenos pedacinhos de inocência e magia que são as crianças. Sempre me imaginei e sempre quis com toda a força poder ajudá-las, brincar com elas, animar o seu dia, e fazer tudo por tudo para que elas pudessem ter mais um dia para brincar, para serem saudáveis, e para poderem sempre dar mais um sorriso.
Dia 19 de Setembro de 2005 foi o dia 1. Como se diria no “Casablanca”, foi o primeiro dia do resto da minha vida. Antes, passei pelo hospital e, pela primeira vez o meu corpo tremeu. Mas tremeu de uma forma agradável. Não sei explicar porquê, mas senti-me bem.
No entanto, a primeira coisa que vi foi um senhor, já com uma certa idade, deitado na maca, no corredor. Tinha uma expressão triste, e apeteceu-me ir lá falar com ele. Mas não fui, achei que não podia nem devia… Todos passavam por ele, mas ninguém parava. Parecia indiferente. Contudo, houve um enfermeiro que parou, e falou com o senhor. Perguntou-lhe se precisava de alguma coisa, mas o senhor não falava. Não disse nada, mas sorriu. E o enfermeiro sorriu de novo, e disse para um colega:
“ - Vês? Não é preciso ser médico para saber tratar as pessoas! Já ganhei o dia!”
E aquilo ficou na minha cabeça.
De repente, dei por mim sentada num espaço que me parecia surreal. Tu estavas ao meu lado, e tu e tu também. E, sem saber como, eu estava ali, na Faculdade, de papéis na mão pronta a comprometer-me com um novo ano. E aí pensei em tudo o que poderia fazer, e pensei naquilo que havia visto, ouvido e, principalmente, sentido momentos antes naquele hospital. Senti que iria gostar de estar ali, senti que pertencia ali, senti que devia dar o meu máximo para poder um dia fazer aquele mesmo trabalho, e receber aquele sorriso. Não sei bem explicar porquê, mas aquele gesto fez-me pensar, repensar, e talvez agradecer. E pensar que por vezes os caminhos mais correctos são aqueles pelos quais não pensamos seguir…

7 Comments:

Blogger Jobim said...

Nesse primeiro dia tive la ;) heheh

quarta-feira, 21 setembro, 2005  
Blogger Menina Rebelde... said...

Muitos parabens!
Penso q nos pacientes por vezes nao mostramos o quanto admiramos o vosso trabalho como tb nao mostramos como estamos gratos para voces enfermeiros.

Beijoca e forca!

***

quarta-feira, 21 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

oi Juuu!!
bem o k te vou dizer neste comentário é akilo k ja te disse inda á poukinho plo msn...
E tb já tivemos esta conversa antriormente...
Se keres k te diga esta sempre foi a profição em k eu axo k mais te adequas... N digo k medicos n sejam importantes mas nca têm a relaçãp k os enfermeiros t~em cm os doentes...tu vais poder trata-los e cidar verdadeiramente deles...mt mais k apenas receitar-lhes os simples medicamentos e ir la "pores-lhes a mãosinha na testa pa ver s estão bem"...
ès sem duvida uma das pessoas por kem tenho mais orgulho e sei k darás uma grande enfermeira...irás ser das melhores como tens sido em tdas as situações da tua vida...
Tenho a certeza k daki por uns anos dp d veres tdas os sorrisos das pessoas k vais tratar...vais-te sentir verdadeiramente orgolhosa d ti....
È verdade k n acredito nakilo k vou dizer a seguir admito....ma sei k para ti sei k faz todo o sentido e tu percebes a minha intenção:
"Deus escreve direito por linhas tortas..."
Acredita nisso :)
A Mim resta-m acreditar apenas na minha força...
bjo pa ti

quarta-feira, 21 setembro, 2005  
Blogger Nuno Costa said...

Não imaginas a satisfação de "arrancar" um sorriso em alguém que não sorri por estar doente ou debilitado... Não há nada mais nobre do que ajudar verdadeiramente os outros, quer seja no contexto da profissão (quer sejam enfermeiros, médicos, psicologos,etc), mas também muito importante é fazê-lo fora do contexto da profissão... é fazê-lo no nosso dia-a-dia, a todos aqueles que nos rodeiam... ;) Bjinhos

quinta-feira, 22 setembro, 2005  
Blogger Adriana said...

hoje já é o segundo post que leio e que falam destas reviravoltas da vida...
A maioria das vezes não contamos com elas, mas a vida é assim, cheia de surpresas, e em parte, é essa a sua magia!

No teu primiero dia tivest essa supresa agradavel, uma simples frase, um simples gesto, um simples momento, que mudaram toda a tua maneira de ver, talvez de sentir...

Eu acredito sinceramente que o teu lugar é á beira daqueles que mais precisam... poderes dar-lhes tudo aquilo que tens dentro de ti... Tens muito tempo agora para ver se realmente preferes ficar onde estás... eu acho sinceramente que vais tomar a decisão certa e a melhor para ti!

Beijinhos grades desta tua amiga **

quinta-feira, 22 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

não sei se foi a música do teu blog, as palavras que li e que tu escreveste, o sol, outra coisa qualquer ou tudo ao mesmo tempo mas quando acabei de ler o teu post estava a chorar e a sorrir. e o monitor do meu computador por onde passou tudo isto é tão frio! quem diria!

parabéns pela capacidade de observar o que está à tua volta e deixares-te tocar pelo que vês, querida. encontro cada vez menos pessoas com essa sensibilidade.

um beijinho grande
ana

sexta-feira, 23 setembro, 2005  
Blogger Lau* said...

Tudo isso k ouviste n foi por acaso…(pk cmo diria a minha a MRP, “não há coincidências!”)

***

segunda-feira, 26 setembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone