http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: Mais um dia inesquecível...
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

sábado, outubro 01, 2005

Mais um dia inesquecível...



Uma capa negra, uma voz, um brilhozinho nos olhos e muita experiência…
Tudo isto me cativou, e me fez pensar… Uma veterana, pronta a gozar os seus seis meses de veterania, foi praxar o “sangue novo” que à ESESJ foi parar!
Após os habituais “de 4”, ”de 21”,…, veio o momento da conversa, da partilha de opiniões e sentimentos. Falou-nos do orgulho que tinha naquela faculdade, naquele curso, em tudo o que aprendeu, em tudo o que ensinou, em tudo o que deu e recebeu, em tudo o que ali viveu. Tinha saudades daquele tempo, e disse-o com uma pequena lágrima que teimava em sair. E fez-nos um pedido:

" - Gritem com orgulho à vossa Escola, nunca tenham vergonha de dizer que são enfermeiros, pois são tão doutores como os médicos, os engenheiros, os professores, etc.… Nunca pensem que os enfermeiros são menos que os médicos, nem nunca se sintam envergonhados por não terem entrado em medicina, pois enquanto eles tratam doenças, nós tratamos pessoas. Ninguém mais está lá 24h sobre 24h senão os enfermeiros. Ninguém ouve desabafos, alegrias, tristezas senão os enfermeiros. Somos uma parte de todas aquelas pessoas, e temos uma responsabilidade enorme nos ombros – a de fazer os doentes sorrir. E a tristeza é a pior doença, e a mais difícil de curar… "

Não imaginam como isto me tocou… Não conseguia tirar os olhos daquela pessoa que ali estava à minha frente, a abrir o coração a pessoas que nem conhecia… Ouvi tudo com um sorriso nos lábios, como se estivesse a assistir a algo assim, fora do normal…

Ontem foi a abertura solene. Após alguns discursos de abertura e boas-vindas, foi a vez de as Tunas actuarem: a Tuna feminina e a TAESJ. Foi lindo. As músicas, a melodia, as emoções, os trajes e o orgulho que ali se via. Todo aquele ambiente, foi lindo. A TAESJ dedicou uma música aos caloiros, e outra às donzelas da sala, das quais nos foi permitido fazer parte! Nesta última, a tradição era os rapazes colocarem a sua capa em volta da namorada, o que foi feito por um dos tunantes. A música foi entoada num tom muito agradável, com as luzes apagadas e um ambiente muito bonito: e não conseguir conter uma lágrimas… Sim, chorei. De emoção talvez, não sei bem de quê, mas chorei…
Por momentos senti-me parte daquele mundo, pois batemos palmas e cantamos, todos numa só voz, todos juntos, no colectivo (como nos foi ensinado – sermos um grupo, e respondermos sempre no colectivo!)

Por isso, e para já, obrigada a todos os doutores que me têm praxado pois, apesar de tudo, estão a proporcionar-me os melhores momentos da minha vida…

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

oias,jú!
é uma honra ser o 1º a comentar o teu post... tb ando a "sofrer" a praxe (sim, eu sofro mto...principalmente na parte em k tenho k conter o riso! óoo,k dor!!!). Já fiz d td um pc na praxe minhota (de gelado, de mota, de castelo branco, de tarado do posto de gasolina, de joão kleber até!), e tou a passar pelo contrário do k esperava: contava ficar intimidado,de alguma maneira, por ter k m submeter aos caprichos de desconhecidos... Mas tou a adorar a experiência, as Dras são o máximo (os drs tb, apesar de serem só 2 k nos praxam),e ajudam-nos em td o k precisarmos...

Enfermagem é, sem dúvida, dos melhores cursos k uma pessoa pode tirar...a parte laboral deve ser deveras extenuante, mas em cada interacção com os pacientes ganha-se smp + kk coisa, e permite a uma pessoa crescer como pessoa...espero k o curso t corra bem, e k seja atendido por ti caso m aconteça algo de mto mau (casos sério têm d ser tratados por pessoal às kuais s confia a vida ;)

bem, ñ sei k + dizer...fika bem, bjs fófus, caloira!!!

sábado, 01 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

Bem ju,axu maravilhoso ouvir vos todas falarem das vossas praxes, dos momentos k fikarao pa smp no vosso coração...!é bom poder d x em kando partilhar da vossa alegria no balneario, ver as vossas caras d contentes a falarem do"sofrimento"espectacular k é a praxe para voces, até magoadas chegam d x em kando...kikikikikAproveita a vida ao maximo, a seriu, +é o k s pode fazer, e ser enfermeira,não é ser menos k um doutor....
Força com isso....
Bejao para ti(e obrigadu por tdo o apoio k m tens dado nos treinos e no jogo de hoje)...Vamos eskecer o k s paxou hoje e ganhar os k nos vem pela frente...Força cmgc, JUNIORES FEM e ja gora Masc tb..kikik
Helsa_47
Amo-te Elder_74

domingo, 02 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

estes posts que tens escrito têm-me deixado com o coração grande e pequenino ao mesmo tempo. tocam imenso, escreves muito bem, com imensa emoção que passa para este lado do monitor. vou estar ansiosa por saber mais novidades do curso. e, sim, espero que te apaixones ainda mais pela enfermagem e que por aí fiques muito tempo. pode ser que um dia nos encontremos! :)

beijinho, ju!
ana

segunda-feira, 03 outubro, 2005  
Blogger moon between golden stars said...

A vida académica é algo de único!!! São momentos inesquecíveis!!! Aproveita cada bocadinhu como se não existisse amanhã... vais ver que não te vais arrepender!!!

Um abracinhu

terça-feira, 04 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

inda bem k tas a viver isto tão intesamente fico mm mt content serio...
Estou sempre a torcer por ti...e acredito k agora n ha nada k te fassa largar o curso...tas num bom caminho...continua...
Estou ansioso por seres tu a tirar-m sangue loool...sinto-m mt mais seguro do k com akela outra criatura lool
um bjinho Ju
adorei particularmente este post

quarta-feira, 05 outubro, 2005  
Blogger Jobim said...

é bom saber que uma das minhas castelhences está tao entusiasmada com toda a praxe..melhores dias virão ainda!!msm mt melhores!vcs estão mt no inicio ainda!ainda n s pode dar mt corda, mas talvez passem rapido á proxima etapa :P lool

sábado, 08 outubro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

identifico-me muito com tudo o que dizes e estou fascinada com este novo mundo as novas pessoas e a nova cidade...tu és uma das pessoas que me fascinoue com quem me identifiquei...estou adorar tudoe sempre que precisares podes contar com esta bnova menina!!

essa foto e o texto tb têm um grande significado para mim pois vivênciei isso e sei exatamente do que falas!!!

és uma querida e espero que te corra tudo bem linda!!

beijitos********

sábado, 08 outubro, 2005  
Blogger Adriana said...

Acho que dos melhores momentos da praxe é, de facto, podermos partilhar algumas opiniões e experienticas com quem lá está!
Aprendemos um pouco e ficamos a perceber e a ver com outros olhos muitas coisas!

Ainda bem que já sentes que fazes parte desse mundo! É o melhor que se pode sentir! Fico muito feliz que estejas cada vez a gostar mais de todo esseuniverso!

Muitos beijitos ***
porta-te bem =P ...

domingo, 16 outubro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone