http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: 11 de Setembro...
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

domingo, setembro 11, 2005

11 de Setembro...


O tempo passa, mas nada se apaga da memória…


Nessa noite, fiz a minha primeira “directa”, e de manhã estava de rastos. Então, deitei-me no sofá da sala e liguei a televisão para me entreter enquanto esperava o João Pestana. Em todos os canais via as mesmas imagens: aviões, torres, explosões, fumo, gritos, desespero, lágrimas… A aflição de milhares de pessoas foi vista por todo o mundo.
Num ápice, dezenas de metros de altura se prostraram em terra, sem como nem porquê. Naquela altura, só havia uma confusão enorme em Nova Iorque, e um silêncio ensurdecedor no resto do mundo. E eu não consegui dormir…
Como é possível? Como se explica o que aconteceu? Qual a justificação para tudo aquilo? Perderam-se centenas e centenas de vidas, outras tantas perderam o seu emprego, … Naquele dia perderam-se filhos, filhas, pais, avós, tios, namorados, maridos, … Perderam-se vidas inteiras, desmoronaram-se famílias, e tudo porquê? Por uma questão de rivalidade? Por dinheiro? Não sei, mas como muita coisa neste mundo, não tem explicação…
Hoje, passam imagens que ainda nos fazem parar em frente ao televisor, e relembrar tudo o que aconteceu, e dar graças a Deus por nenhum de nós estar lá, e por aqueles que amamos terem ficado perto de nós.
Hoje, muitas pessoas choram a perda daqueles que fizeram daquele o seu último dia de vida. Muitas famílias têm agora menos um lugar à mesa, menos um “bom-dia” para receber, muitas crianças não têm agora quem lhes aconchegue os lençois e lhes dê um beijo de boa noite…
Resta-nos deixar um momento de silêncio...



e uma flor para aqueles que partiram no dia 11 de Setembro, e que hoje estarão dispersos por este Céu imenso que nos observa todos os dias… Sim, porque eu ainda acredito naquilo que o meu Pai me disse uma vez: que as pessoas quando morrem vão para o Céu, tomar conta do nosso sono, e por isso nele vemos tantas estrelas… A minha avó faz isso, e eu acredito que estas pessoas o façam também…

Sem nada que possa fazer, fica apenas, e mais uma vez, o meu silêncio…


7 Comments:

Blogger Jobim said...

Por incrivel que pareça, o que mais me dispertou interesse neste texto, foi o fim, aquilo que o teu pai te dizia... é bom se assim for, é uma forma de nos agarrarmos e não temermos a morte..mas será mesmo assim? não sei...não sei mesmo.

beijo

domingo, 11 setembro, 2005  
Blogger Nuno Costa said...

Parabéns por este post que está extraordinário! O impossivel acontece, tudo se transforma num abrir e fechar de olhos, e o silêncio é de ouro... valorizemos o que temos e não esqueçamos os que sofrem!

domingo, 11 setembro, 2005  
Blogger Adriana said...

Este dia foi realmente muito triste... mesmo para nós que não vivemos a tragédia de perto. Pior é, talvez, pensar que nada disto foi por acaso....

Beijinhos**

terça-feira, 13 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

oi primeiro d tudo kero pedir dsk pla minha ausencia plo teu blog...n voltará a acontecer a partir d hj vou andar certinho...
eu tb m lembro bem desse dia lemnro-m de ligar a telivisão e ver os uma grande nuvem d fumo a sair duma torre...nessa altura inda ng sabio o k s tinha passado...inda s julgava k era acidente...mas a esmagadora verdade caiu sobre o mundo kuando este viu um segundo avião embater contra uma segunda torre....
inda m lembro d ouvir a minha mae perguntar:
"Isto é a imagem do aviao a bater n é?"
mas n era....era outro....e ja n havia duvidas...n foi acidente...

Sabes ju posso n acreditar nakilo k tu acreditas ma ha algo em k acredito profundamente k é:
"No universo nada s cria, nada s perde, tudo s transforma" mesmo a vida em si....
bjs

terça-feira, 13 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

visitinha para agradecer o comentário no meu bloque e para dizer que depois de ler o teu, tambem gostei muito. :) em relação a este post em particular acho que nunca é demais lembrar o que aconteceu. pena que o sofrimento para os responsáveis não seja nem um pouco identico ao das vitimas. lembrar implica tambem reflectir sobre o que possa haver para nunca mais acontecer o mesmo. é muito pouco possivel evitar a 100% mas já se tem reduzido bastante o numero de possiveis vitimas, embora eu ache que uma, já é demais. não vou alongar-me mais.

um beijinho grande
ana

terça-feira, 13 setembro, 2005  
Anonymous Anónimo said...

exe dia foi enesplicavel,parecia um pesadelo,parecia k td akilo n era possivel acontecer...kando vi pexoas a saltar das torres para n morrerem keimadas fikei em choke,como é possivel...depois existiu uam enorme onda d solidariedade k m fez voltar a ter esperança neste mundo,pk afinal ainda existem boas pexoas,apenas estavam escondidas,mas num mundo como o noxo exas pexoas n podem nc desaparecer pois precisamos delas para continuar a acreditar no futuro...

ps:jue és uma dexas pexoas)***

Marco Correia

quarta-feira, 14 setembro, 2005  
Blogger Lau* said...

Lembro-me como se fosse hoje: 11 de Setembro de 2001: tinha ido ao cinema com os meus colegas.. na altura em k havia comboio, la íamos nos ao norteshopping. axo k precisamente no momento do desastre estávamos na estação! Dps do filme, passamos tds por uma rapariga k falava esterica ao telemóvel. “a sério?? Meu deus!! Mas conta la, como é k foi isso?e já sabem exactamente porque??” parecia k tava a ter a mais estranha noticia da vida dela! Talvez as pessoas n parassem d falar no assunto, mas cmo n sabiams de nada, nem demos por nada! 8 da noite. Entro em casa e vejo os meus pais a discutirem o assunto. A tv estava ligada no jornal da noite, e kdo olho vejo 2 torres a arderem e pessoas a atirarem-se das janelas!peguntei o k se passava e logo me explicaram o k tinha acontecido!. O país parou, para ver akilo k viria a mudar o mundo, o inicio de conflitos sucessivos.. o 11 de Março de Madrid; o 7 de Julho de Londres.
Até quando???????
**

sexta-feira, 16 setembro, 2005  

Enviar um comentário

<< Home

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone