http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: O Posto 3...
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

sexta-feira, maio 11, 2007

O Posto 3...



Tenho vindo a adiar este post... Já passou uma semana, mas este relato merecia um bocadinho de atenção e um restnho de tempo... especial...
Há uns tempos, por meio da organização de um Festival, recebi um convite: ser voluntária no Apoio aos Peregrinos de Fátima... Claro que, de imediato, o bichinho começou a saltar cá dentro, e inscrevi-me logo...

Algum tempo foi passando e, entre uma reunião e uma visita ao local, o dia chegou. E lá fui eu, para o posto 3 (Moreira da Maia), cheia de entusiasmo, medo, vontade, insegurança, curiosidade e borboletas na barriga... Haviam-me dito que iríamos receber um griupo de 40 pessoas da parte da tarde mas, eis senão quando, à chegada, me dizem que afinal eram mais... alguns... Iríamos receber um grupo de 100 pessoas naquele dia. 100 pessoas para cuidar, ouvir, alimentar, fazê-las descansar, refrescar-se... 100 novas histórias, umas que fui ouvindo, outras que me foram contando...

Há coisas que não vou conseguir descrever pois só estando se percebe como as coisas nos atingem. Enfermeiros e alunos, fisioterapeutas e alunos, podologistas e alunos, e os Escuteiros que nos cederam o espaço e a gentileza que lhes é natural... Foram momentos inesquecíveis...

Desde a Sr. R. que na flôr dos seus 80 anos fazia a caminhada no pelotão, bem lá à frente, a bater palmas e a motivar tudo e todos: "já faltou mais, vamos lá que a Nossa Senhora nos há-de ajudar"...

Desde as lágrimas da Sr. F., cujo filho, que lhe tinha dito que ela era o seu exemplo de força e coragem, havia sido nesse dia submetido a uma cirurgia e ainda não tinha acordado da anestesia...

Passando pela Sr. M. que fazia todo o percurso sem calçado, só em meias, pois esse era o seu sacrifício em agradecimento pela recuperação da neta...

Até à vergonha da S. que, mesmo com as dores de uma entorse no pé, não queria "dar trabalho"...

E lembrando ainda o V. que, com apenas mais 5 anos que eu, fazia todo o percurso alimentando-se apenas a pão e água...

Vendo de perto tudo isto, consegui pensar como é possível que, às vezes, fique tão chateada por ter de dar uma corridinha para não perder o autocarro...

É estar com todas estas pessoas, ouvi-las a contar a sua história, os seus medos, a sua fé a pessoas que nunca viram e, provavelmente nunca mais verão... Ver a confiança que sentem em nós, como nos ficam agradecidas, como a sua cara muda logo para um sorriso depois de 10 minutos connosco... Ver o alívio, a tranquilidade depois de uma pequena sesta ou uma sandes ou uma fruta... E ver que tudo aquilo veio da boa-vontade de pessoas, instituições, empresas,... Tudo nos foi oferecido e tudo nós oferecemos recebendo em troca o sorriso, mesmo que cansado, daquelas 100 pessoas...

As condições não eram ideias, mas a vontade falou mais alto e tudo correu sem problemas. Mas, no fim do dia, era eu quem precisava de uma massagem e cuidados, pois o meu corpo já acusava uma semana de trabalho e um dia cansativo a trabalhar quase de joelhos...

Mas tudo aquilo valia a pena... Valia a pena, no fim do dia, ficar com as lágrimas nos olhos por nos dizerem "Obrigada Menina Enfermeira... Não sabem como nos ajudam... em Fátima vou rezar por si..."

Era tudo o que eu precisava ouvir...



Obrigada a todos por esta oportunidade...

Obrigada Peregrinos pelas lições de vida e de coragem...

Nunca vos vou esquecer...



*E pensar que é esta a essencia do que quero e vou fazer toda a vida dá-me ainda mais vontade e orgulho na profissão que acabei por escolher... Dá-me cada vez mais a certeza que é este o caminho certo para mim...*


7 Comments:

Blogger Panamá said...

São estas pequenas coisas que fazem valer a pena e nos dão orgulho em ostentar o "Enfermeira" como profissão. Parabéns miuda.

sábado, 12 maio, 2007  
Blogger Unknown said...

É extremamente gratificante poder exercer algo que nos é único, sentir emoções únicas que recordaremos com alegria e saudade ao longo da nossa vida.
Um beijinho e votos de um bom fim de semana
littledragonblue

domingo, 13 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

admiro profundamente a fé que tantas pessoas têm, sabes? comove-me, toca-me no mais fundinho de mim e ensina-me tanto, mas tanto!

é um previlegio poder contactar com essas pessoas, aprender com elas que,de facto, uma corrida para o autocarro não tem nada de especial, ainda quer custe. de que nos queixamos nós que temos tudo!

um beijinho especial para ti, linda ju. as pessoas que têm o previlegio de contactar contigo têm, com toda a certeza,um bocadinho mais de força, alento e alegria para lutar por tudo aquilo que as faz em felizes.

domingo, 13 maio, 2007  
Blogger Serenidade said...

Minha querida Ju, é com palavras assim, de afecto, carinho, ternura, que temos vontade continuar a "lutar" pela profissão que escolhemos... A que escolheste é lindaaaa. Não sei se sabes mas, no 12º ano, aquando das escolhas para aceder ao ensino superior, estive até à ultima da hora a escolher se deveria colocar em primeiro lugar Biologia ou Enfermagem!!! Escolhi colocar em 1º lugar Biologia, em 2º coloquei Enfermagem (nas duas faculdades que existiam no Porto) e ... entrei na 1ª opção, se não... poderiamos ser colegas de profissão... é uma profissão que respeito muito e que gosto mesmo muito... serás sem dúvida uma excelente profissional, disso não tenho dúvida...

Boa semana.

Serenos sorrisos

domingo, 13 maio, 2007  
Blogger NuNo said...

Fico muito contente de estares a viver cada vez + o teu sonho :)
tenho acompanhado sp por perto este teu blog,pois permite-me saber se esta tudo bem ctg ou nao,e quebrando assim também um bucadinho a barreira da distancia que vai existindo..
embora n costume comentar(:/), leio e tenho ficado cada vez mais contente ao ver que as coisas te estao a correr bem e a pouco e pouco vais atingindo aquilo que ja à muito tempo falava-mos :)...

Em relaçao ao post.. deve ser realmente um trabalho gratificante..nao por ver o sofrimento das pessoas, mas sim por se conseguir ajudar e colocar por vezes um sorriso nos labios que, em algumas situaçoes, à muito não aparecia...:)

vou tentar comentar o mais frequentemente possivel okis? ;) mas o prblma é que realmente nao tenho tido mt tempo...mas eu vou tentar ta?

bjinho graaande e parabens por td!! boa sorte pa amanha;)E vou estar nas primeiras filas se me permitirem:p

sexta-feira, 18 maio, 2007  
Anonymous Anónimo said...

É mt gratificante kdo cada vez mais temos a certeza de k estamos no caminho certo... e esta experiência é sem duvida uma oportunidade pa sabermos isso, ou para reforçamos ainda mais, cmo tu dizes " a essencia dakilo k keremos"!

Parabéns pelo bom trabalho certamente... =)

Beijoo** e ate logo =)

sábado, 19 maio, 2007  
Blogger Nuno Costa said...

Pois é, também tive nesse posto 3, mas a minha experiencia foi de uma manha na conversa com estudantes de enfermagem, podologistas e escuteiros, porque peregrinos passaram lá 3 para nos dizerem bom dia! lol

Beiju*

quarta-feira, 30 maio, 2007  

Enviar um comentário

<< Home

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone