http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: maio 2006
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

domingo, maio 28, 2006

De volta...



ao trabalho… Após uma semana de praia, mar, Sol, música, diversão, alguma cansaço, cerveja, boa disposição, óptima companhia, e muitas memórias para guardar, aproxima-se uma semana de muito trabalho… Trabalho de Socioantropologia para entregar, frequência teórico-prática de Fisiologia e Trabalho de Investigação para fazer e entregar, fora as aulas… o que é bom acaba depressa e agora férias… só em Agosto… enfim…
De qualquer maneira, as baterias estão quase recarregadas para recomeçar, e foi uma semana muito divertida. ENFERMAGEM S. JOÃO foi o nome mais ouvido, e todos conheceram a força daqueles que gritam este nome. Sem dúvida para repetir!!


Obrigada pela companhia, foram momentos maravilhosos…


Obrigada a Ti… pelas melhores férias da minha vida… ***-**

sábado, maio 20, 2006

E agora...

… uma semana de relativo descanso, após o exame de Anatomia… Podia ter sido pior, mas deu uma canseira… Quem manda as pessoas porem tantos nomes no nosso corpo? Eu definia o nosso corpo em pouco mais de 30 nomes… Gente complicada… Bem, estou na brincadeira, Anatomia é muito interessante, e até é bom saber estas coisitas, dão sempre muito jeito!!! Mas que dá trabalho…

Depois disto tudo, venho despedir-me… até daqui a uma semana…





Beiju grande para todos e, para quem vai ao ENEE, encontramo-nos por lá! Divirtam-se!!!

terça-feira, maio 16, 2006

Um fim... memorável...


Acreditem ou não, estou há dois dias a escrever este post. Também pela falta de tempo mas, sobretudo, pela falta de palavras… foram oito dias inesquecíveis… para já, e sem dúvida, a melhor semana da minha vida…
Tudo começou com um acorde, um simples acorde de guitarra, e o traçar de uma capa… da minha capa… senti-me envolvida em algo que se transformará num álbum de memórias durante os próximos anos, e que para já apenas guarda as lágrimas dessa noite, que não foram poucas… senti-me aconchegada por uma tradição, por uma responsabilidade que carrego nos ombros e se agarra a mim. Espero estar à altura de usar esta Capa, que é muito muito mais que um pedaço de tecido… Continuei a ouvir o fado académico, e à Tua procura… por fim encontrei-Te… no fundo, no fundo, choravas como eu e, em silêncio e com um abraço, choramos os dois, ao som daquela linda guitarra… soavam músicas de despedida que já tanta saudade me deixavam, viam-se fitas de todas as cores a esvoaçar, e muitas lágrimas de orgulho e saudade na cara de todos… foi a Noite... Monumental... A noite continuou, na paragem final da noite: o Queimódromo! Sim, já tinha ido à Queima das Fitas o ano passado, mas este ano foi diferente… Este ano entrei, e dirigi-me para o Nosso cantinho, onde estavam quase todos aqueles que me acompanharam este ano. É uma sensação indescritível poder chegar a um local enorme e, no meio da multidão, ter o nosso cantinho, quase imperturbável, fazer parte de alguma coisa, pertencer a alguma coisa naquela que é a maior festa dos Estudantes…
A semana continuou, e domingo foi dia da Missa da Bênção das Pastas. Fiz parte da Equipa de Acolhimento da FAP, e assisti à Missa depois. Por várias vezes me arrepiei, por ver a quantidade de fitas que coloriam o Estádio do Dragão. E acredito que, mesmo os que lá estavam sem serem praticantes de qualquer religião, não ficaram indiferentes àquele momento. É uma imagem que ainda hoje guardo na memória… À tarde Imposição das Insígnias… Mais um momento inesquecível, com muita emoção… Recebi a minha Nabiça, que mostro com orgulho no bolso esquerdo do meu traje. E foste Tu que a colocaste lá, assim como hás-de ser tu a retirá-la… E, mais uma vez, marcaste um dos mais importantes momentos da minha vida. Seguiram-se os restantes anos e, por fim, um a um, os Finalistas… A festa era para eles, sem dúvida, e foi. Cada um a exibir a sua Cartola e Bengala, a ser saudado pelos professores, amigos, colegas… companheiros de jornada, no fundo. Aplaudi-os a todos, uns com mais fervor que outros, mas todos receberam aplausos. Parabéns a Todos, Conseguiram! A tarde encerrou com a actuação das Tunas, como não poderia deixar de ser. Despedi-me de Tunantes e Aprendizes, com uma brincadeira e muita saudade e nostalgia. Apenas as conheço há um ano, mas ver nos olhos delas o amor que ganharam a tudo isto foi indescritível. “Fica a Saudade…” Depois, a TAESJ brindou-nos com algumas das habituais músicas e, no fim, uma nova versão da Balada da Despedida do 5º Ano Jurídico. Pela primeira vez, levantei-me e tracei a capa para ouvir esta música – foi a única coisa digna do momento que me senti capaz de fazer… E chorei também, não sei porquê, mas chorei… Talvez porque não conseguisse tirar os olhos de Ti e pensasse, mais uma vez, como gostaria de poder ter estado presente quando aquele momento fora Teu… Acabou a noite, e seguiu-se mais uma noite inesquecível. Aquele dia não poderia ter acabado melhor…
Segunda-feira era o Dia da Beneficência, e os estudantes do Porto mostraram que também sabem fazer caridade, juntando-se para recolher donativos para uma Associação de Caridade. Desde já, obrigada a todos os que contribuíram nesta nossa campanha, e obrigada pela paciência que tiveram connosco! Um jantar muito animado antecipou mais uma noite de Queima fabulosa…
Terça-feira… (bem, isto vai ser difícil…) Dia de Cortejo… Praxe de manhã, muita música, muito cansaço, muita ansiedade… Chegou o almoço, o Kit para vestirmos (umas calças amarelas, uma t-shirt amarela e branca, uma meias às riscas e um chapéu – parecíamos aqueles meninos das colónias de férias, mas foi tão engraçado…!! ), e a hora de partir para o local onde o nosso carro e os nosso Fitados e Finalistas nos esperavam. O nervosismo apertava e a curiosidade era grande… A tarde foi passando por entre muitas músicas, muita brincadeira e muito cansaço. Não nos calamos um minuto, e gritamos por Enfermagem S. João durante nove horas seguidas… Paramos um pouco para ouvir uma Veterana dizer: “
Caloirada, faltam 200 metros… Vão demorar quase uma hora a passar, mas só faltam 200 metros… Pensem no ano que passou, pois daqui a 200 metros vão deixar de ser Caloiros…” Depois destas palavras, por momentos, todos sustivemos a respiração, fizemos silêncio e esse tempo de Caloiros passou pela nossa memória numa fracção de segundos… Começaram as lágrimas, e teimaram em não nos largar mais. Por momentos passamos por entre os Finalistas, e saltamos e cantamos rodeados de bengalas e cartolas. Foi uma sensação tão boa… Assim, e em segundos, pusemo-nos de 4, chegamos à Tribuna, levantamo-nos e olhamos em redor, para todos aqueles que nos esperavam e que ali estavam desde as 15 horas. Cantamos, atirámos os chapéus. eram 22.56h e……. éramos Pastranos… acabava ali, entre choro, alegria e nervosismo, em frente a todos, o nosso ano de Caloiros… um fim memorável… todos nos abraçamos, choramos juntos e, mais uma vez, Tu estavas lá… como sempre… Mais um jantar, e uma noite fantástica. O cansaço era gigante, não imaginam, e a dor de garganta já me tirava a voz, mas valeu tanto a pena… tanto…
Quarta-feira o FITA… Mais uma noite de Fado Académico do melhor, e contigo ao lado, o que dá à música e ao espírito académico um sabor adocicado como só eu sei saborear… Mais uma noite de Queima, e as sensações repetiam-se… Pertencia a alguma coisa, conhecia alguma coisa, e todos me conheciam. Era uma nova família…
Quinta-feira veio o Sarau, e a minha Tuna, lá estava, mais uma vez. Foram momentos bem passados, aos quais se seguiam momentos ainda melhores, na sempre nossa última paragem da noite. Veio a Sexta-feira, sem Ti, e depois o Sábado que terminou esta semana fenomenal… Jantar com as três pessoas mais importantes da minha vida, boa disposição, e a última noite de Queima… Xutos como som de fundo, muitas pessoas ao nosso lado, e Tu… sempre Tu… Um brinde: aos que estão a começar, aos que estão a acabar e àqueles que já acabaram… e terminou… terminou a semana dos estudantes, a semana das emoções, das alegrias, das mudanças, das provas, do esforço, do cansaço, das lágrimas, do orgulho… da saudade… a semana por que vamos esperando todo o ano… aquela semana que é igual para todos e diferente para cada um…


Obrigada… sem palavras suficientes para agradecer e explicar tudo o que aconteceu este ano… simplesmente um Obrigada acompanhado de uma lágrima de respeito, saudade e muito… muito orgulho…

Aos que estão a começar…
Aos que estão a acabar…
Aos que já acabaram…
Aos que continuarão connosco, comigo, até eu sair, como já disse, de cabeça erguida e Cartola…


Obrigada pelos melhores momentos da minha vida…
Para Sempre ENFERMAGEM
Para Sempre S. JOÃO
Para Sempre… TODOS NÓS…

sábado, maio 06, 2006

Noite... Monumental...





Casaco, Saia, Camisa, Meias, Sapatos e Capa… é hoje que, finalmente Te vou vestir… Sim, já Te vesti outras vezes, mas o sentimento é diferente hoje… hoje vou-Te vestir, não só à roupa, mas à Tradição que guardas em Ti… Ao primeiro acorde da guitarra, uma imensidão de emoções vai passar por mim, e mil e uma memórias vão passar na minha cabeça… Espero ter-te ao meu lado, pois será uma noite inesquecível que quero partilhar contigo… Quero que recomeces aquilo que já viveste, mas desta vez ao meu lado…
Hoje será um dia inesquecível… Todos ao meu lado estarão vestidos igual a mim, e a beleza está mesmo ai: na simplicicdade… Talvez o sentimento não seja igual para todos, mas é impossível ficar indiferente a um momento assim… Pensar que é a nossa primeira Serenata, mas a última de muitos… daqueles que estiveram ao nosso lado durante este ano, daquele que logo à noite vão chorar connosco e despedir-se daquilo e daqueles que tanto amam com as Fitas a esvoaçar…
A Capa irá envolver-me por completo, e com ela todas as lembranças deste ano indiscritível... Ela irá guardar as lágrimas da noite de hoje, e de tantas noites que se seguirão. Terá em si o peso da tradição, do esforço e da dedicação daqueles que, antes de nós, lutaram para que nada disto se perdesse, mas neste momento o peso é outro… o da responsabilidade…

Hoje irei vestir-Te lentamente, aproveitar cada bocadinho de Ti e sentir-Te bem pertinho de mim… a Ti, meu Traje... Hoje vou vestir-Te como nunca Te vesti, e vou fazê-lo em silêncio, e com o brilho nos olhos… o brilho das recordações, da emoção, do orgulho…e da saudade…


(espero ansiosamente pela noite de logo, pois sei que será inesquecível…

* para todos aqueles que esta é a primeira Serenata: simplesmente obrigada…
* para aqueles que para o ano cá estarão: lutem e sejam cada vez melhores…
* para os que hoje ouvem o Fado pela última vez como estudantes: sejam aquilo que vos ensinaram a ser: os melhores para os outros, e pelos outros…
* para os que já não levam Fitas: continuem connosco, pois serão sempre estudantes, e se hoje todos estamos aqui é por vossa causa… foram vocês os responsáveis, por isso partilhem este momento connosco, para sempre, pois este será sempre o NOSSO mundo…)

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone