http://www.makepovertyhistory.org ...Memórias de um Sonhador...: julho 2005
<

...Memórias de um Sonhador...

* As memórias são como livros escondidos no pó... As lembranças são os sorrisos que queremos rever, devagar... Recordem, e Sonhem - porque "sempre que o Homem sonha, o Mundo pula e avança..." *

A minha foto
Nome:
Localização: Maia, Porto, Portugal

sábado, julho 30, 2005

É assim a vida...


A vida é feita, entre outras coisas, de etapas, obstáculos, escaladas e provas. Muitas provas. São testes que o destino nos põe à frente e que devemos saber ultrapassar. Servem para traçar rumos, para perceber alguns caminhos a seguir, pistas a tomar e, quem sabe, até as grandes opções de vida. Esses obstáculos são tão favoráveis para a vida como difíceis para as decisões. Mas é com eles que se põem as nossas capacidades á prova. É com eles que crescemos. É com eles que evoluímos e é com eles que nos descobrimos. E isso é que é bom. Perceber que o caminho não é sempre a direito, que tem curvas, montes, ladeiras. Saber contorná-los com sabedoria, com estratégia, com entrega e com gosto de viver. É saber viver.Por vezes vivemos a vida com o coração nas mãos. Mas assim, temos tudo aquilo que somos à flor da pele: as emoções, os sentimentos… nós… A vida é sinuosa, e saber dar as voltas necessárias é uma admirável forma de viver…

quarta-feira, julho 27, 2005

"A Casa dos Outros..."


Recomendo a leitura deste “retalho”. Uma visão diferente, uma visão verdadeira, de quem todos os dias dá a vida pela profissão, e vive tudo de uma forma única. São alguns exemplos do dia-a-dia destas pessoas, que nunca recebem o merecido e devido valor…

http://compingadesangue.weblog.com.pt/arquivo/201778.html

Às vezes, vale a pena pensar nisto…

terça-feira, julho 26, 2005

Um dia eu sonhei...


Talvez, para muitos, tudo o que vou escrever não faça sentido nenhum, ou esteja a milhas de distância da realidade. Mas um dia eu sonhei, e foi assim que sonhei…

Agora que tudo está prestes a acabar, agora que a poeira assentou, talvez seja altura de apresentar dignamente aquilo de que tanto se tem falado até agora: o sonho… a Pediatria…Sempre foi aquilo que desejei fazer, sempre me fascinou todo aquele mundo, toda a inocência das crianças, toda a magia que a Pediatria engloba. Sempre me cativou toda a sabedoria necessária para cuidar de cada uma daquelas crianças. Sempre sonhei poder tratar de muitas delas, e receber apenas um sorriso em troca. Não imaginei pedir mais nada, apenas um sorriso…Nunca me vi a fazer outra coisa, sempre achei que era esse o caminho que eu queria seguir. Ver todo aquele mundo, mais, fazer parte de todo aquele mundo, sentir-me útil, poder ajudar. Sei que muitas vezes nada se pode fazer, mas pode sempre dar-se um último sorriso. E eu queria poder fazê-lo…


Sempre adorei crianças, sempre me cativou todo aquele mundinho em que elas vivem: o mundo dos “porquês”, o mundo da inocência, da pureza, o mundo mágico, o mundo… perfeito…! E sempre me cativou o mundo da Medicina: o mundo das doenças e das curas, do sentimento de frustração mas da sensação do dever cumprido, do mundo a que a maioria recorre em busca de conforto, alívio, ou até (e talvez na maioria das vezes) apenas um “dedo” de conversa ou um local de desabafo, onde pensam estar protegidos e onde vão em busca da cura para todos os males. O mundo daqueles nomes técnicos, de todos os medicamentos e pequenas coisas que salvam vidas, o mundo em que lidamos directamente com os problemas de todos, … e com a vida: o começo e o fim dela… Poderia continuar aqui a falar daquilo que realmente me faria feliz, aquilo que me iria fazer sentir realizada. Estarei enganada? Não sei, talvez… mas só gostava de ter tido a oportunidade de poder afirmar isso, de ser eu a dizer, por experiência, que afinal aquele não era o meu mundo.Assim, por (feliz ou infeliz?) acaso do destino, acabarei por seguir um caminho paralelo. Ficarei a ver as coisas a passarem-me ao lado, ficarei a ver através do vidro aquilo que uma vez eu lutei para alcançar, ficarei… aqui… mais uma vez…Por tudo o que a Pediatria sempre significou para mim, por toda a ilusão que vivi graças a ela, e por tudo aquilo que deixei por fazer… é por isso que digo que foi bom até acabar o tal amor que nunca chegou a começar…

segunda-feira, julho 25, 2005

Procura-se um Amigo...


Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimentos, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto, dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor.. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.
Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objectivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.
Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grandes chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.
Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

domingo, julho 24, 2005

Quando não conseguimos ser o que queremos...


“ Se não puderes ser um pinheiro no topo da colina
sê um arbusto no vale – mas sê o melhor arbusto
na margem de um regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
e dá alegria a um caminho.
Se não puderes ser almíscar, sê então apenas uma tília
mas a tília mais viva do lago.
Não podemos ser todos capitães,
temos de ser tripulação.
Há alguma coisa para todos nós aqui.
Há grandes obras e outras menores a realizar,
E é a próxima tarefa que devemos empreender.
Se não puderes ser uma estrada,
sê apenas uma senda.
Se não puderes sol, sê uma estrela.
Sê simples, límpido.

Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso
mas sê melhor do que o que quer que sejas! ”

Mãos...


A Natureza sempre foi generosa para com o Homem. Dotou-o de características admiráveis para se movimentar no mundo, para se orientar na vida, para se sentir e dar a sentir aos outros. E uma das graças que a Natureza nos ofereceu foi as nossas mãos. As mãos trabalham, escrevem, jogam, pintam, dizem, vêem, escondem, exigem, acalmam, tocam, mimam, e falam uma linguagem tão própria, tão expressiva…
E elas tocam. As mãos tocam. O toque de uma mão é um sussurrar de ternura tão forte, é uma sensação tão autêntica, é de uma sensibilidade tão nua que, praticamente, não há palavras que o descrevam. A mão que pousa na nossa cara, que dá festas, que acaricia é uma mão que dá. É uma mão que fala outra linguagem, a sua linguagem. É uma mão de sentimento, é uma mão que se dá e que toca para lá do tacto. É uma mão que ouve a pele, lhe segue o rasto, lhe sente o espírito e lhe percebe a essência. É uma mão desejada…

É a tua mão…

quinta-feira, julho 21, 2005

Sombras... que nos fazem voar...

by me...

O encanto do sorriso de uma estrela, brilhando, enfeitando o Céu. O encanto do Tempo, revirando-nos, consumindo-nos, na velocidade do vento. O encanto do veludo das nuvens, o incansável regresso do arco-íris, mágicas são as telas que o próprio encanto nos oferece invadindo-nos sentidos, sentimentos. O encanto do beijo da chuva, da voz do mar, das serenatas dos grilos invadindo a noite. O encanto dos sonhos comandando a vida. O desencanto das incertezas, desilusões, vasculhando-nos, revolucionando-nos. O encanto das sensações positivas, vive-se, fortalecendo-nos como um só corpo. O encanto do regresso das andorinhas, num voo mágico encantando os olhos do vento em dois momentos temporais. O encanto da sombra das asas que nos fazem voar a cada momento. O encanto que sentimos quando temos ao nosso lado muito daquilo que nos faz viver, voar… e sonhar…

A sombra é companheira da luz, anda a par do Sol. Nunca se atrasa. Muda de forma e de intensidade. Atrai, assusta, desafia... A sombra, estranho reflexo dos nossos ontornos. Sempre ao lado, sempre ao pé, a sombra é o eu atrás do eu. Foge connosco, cresce com a luz, insinua e sugere. A sombra cresce com a luz. a sombra também refresca e anima e é chamariz de vida e de paz, de calma e de descanso. A sombra, essa obstinada bruma de nós...


segunda-feira, julho 18, 2005

Eu...


Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada ... a dolorida ...

Sombra de névoa ténue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber porquê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo para me ver,
E que nunca na vida me encontrou!

Sou a que vivo presa ao Sonho que não me deixa viver,
Que me faz chorar,
(não consigo parar…)
Que me faz querer acabar com tudo… e desaparecer…

sábado, julho 16, 2005

Para ti - há dias que merecem ser lembrados...


Porque hoje és a Estrela do dia, porque és especial e porque… mereces…



“ Um outro dia, a jovem falou de novo e pediu:
- Fala-nos da Amizade.

E o profeta respondeu:

- O vosso amigo é a resposta às vossas necessidades. É o vosso campo, semeado com amor e ceifado com reconhecimento. É a vossa mesa, é o vosso lar, porque vindes a ele com a vossa fome e procurais nele a paz.
Quando o vosso amigo revela o seu pensamento, não temais o Não do vosso próprio espírito, nem lhe recuseis o Sim. E quando ele estiver silencioso, não deixeis de escutar o seu coração. Porque na Amizade, todos os pensamentos, todos os desejos, todas as expectativas, nascem sem palavras e partilham-se numa alegria calada.
Quando vos separardes do vosso amigo, não vos aflijais. Porque aquilo que mais nele amais pode ficar claro na sua ausência, como o alpinista para quem a montanha é mais nítida vista da planície.
Porque não há outro fim na Amizade se não é aprofundar o espírito, e que o melhor de vós mesmos seja para o vosso amigo. Pois, para que serve um amigo se o buscais para matar o tempo? …
Buscai-o sempre para as horas vivas, pois compete-lhe resolver a vossa necessidade, e não encher o vosso vazio.
E na doçura da vossa Amizade haja também o riso e os prazeres partilhados. Porque no orvalho das pequenas coisas, o coração encontra a sua manhã e a sua frescura...

sexta-feira, julho 15, 2005

Hoje...



Ao olhar e sentir as marcas da luta e as feridas abertas,
Vi a glória no horizonte… desaparecer
Vagueio pela arena e, embora viva, não me sinto mais que um resto passivo.

… E o dia de hoje, saúdo-o com silêncio e lágrimas …


*Apesar de poucas palavras, sabes que estou sempre aqui…*

quarta-feira, julho 13, 2005

Quero ficar junto ao Sol Nascente...


Sangra,
A vida como um punhal às vezes sangra.
E tal como o sentir da boca que foi feita para beijar,
E às vezes morde,
Que parece sensata e às vezes se torna louca,
E dói porque a pele não é matéria morta.
E dói porque o querer é sofrer às vezes…

Medo,
A vida dá que pensar e mete medo.
E espero pelo momento em que surge a brisa
Que afaga o meu ser em noites de lua cheia,
Que prende, solta, acalma e me enlouquece,
E assusta pelos gemidos que provoca.
E também porque o querer é tremer às vezes…

E cada um em seu caminho
Grita, canta e rasga os seus medos.
E cada qual em seu destino
Busca o sol, vai tentar saber quem é.
E fica presa na trincheira a ilusão
Lançando pedras contra a última fronteira,
A que separa o mar do Céu,
E não vejo assim qualquer barreira.
E assim parto para a guerra,
E sou semente na terra.
E não me peças tanto coração
Que esse teu querer não tem razão.
O que eu tenho é um castelo numa estrela…
E já não tenho forças para negar
E sei que pouco vou ganhar
E o meu ouro são os Sonhos desta vida.

Ri,
A vida como um vulcão às vezes ri.
E nada tem a ver com o tempo.
E ri porque para ela somos tão leves,
Tão leves como o voar destes desejos.
E porque o pranto não lhe dá pena,
E porque o querer é rir às vezes…

Vive,
A vida por compaixão às vezes vive,
E nada tem a ver com a morte.
E quando chegar o instante vemos
Que não há maior liberdade que o que temos em frente.
E o facto de não amarmos não é desculpa.
E vive porque o querer e viver mais vezes…

E enquanto acredito, não vais
Escutar o meu grito
Pois à dor não me vou dar.
Pois sofrer também é vida.

E não digam nada.
Deixem-me estar na janela,
Com o corpo noutro lado
Mesmo junto ao Sol nascente…

segunda-feira, julho 11, 2005

Porque às vezes a Esperança reaparece...



Às vezes sinto que posso tocar o mundo…

Não me queixo do caminho que escolhi seguir e dos sítios aonde ele me levou – o caminho foi sempre o certo. Não quereria que tivesse sido diferente.
O tempo, infelizmente, não nos ajuda a mantermo-nos no caminho certo. O caminho continua a seguir sempre em frente, mas agora encontra-se coberto de pedras e pedregulhos que se foram acumulando ao longo da vida. Até há três anos atrás, teria sido fácil ignorá-los, mas agora é impossível. Não tenho forças nem saúde e passo os meus dias como um velho balão: indiferente, esponjoso, e cada vez mais mole…
Acordo e olho para o relógio de olhos semicerrados. Apercebo-me de que está na hora. Levanto-me e atravesso o quarto arrastando os pés, parando junto à secretária para pegar no bloco de apontamentos que já li centenas de vezes. Enfio-o debaixo do braço e continuo a avançar para o sítio aonde tenho de ir. Uma pessoa habitua-se a tudo desde que lhe dêem tempo para isso.
Sento-me na cadeira que já se moldou ao meu corpo. Há sempre um momento antes de começar a ler em que penso no que pode acontecer. E é a possibilidade que me dá alento e, embora me possam chamar sonhadora ou louca, acredito que tudo é possível.
Sei que as probabilidades e a ciência estão contra mim, mas a ciência não é a única resposta. Isso eu sei: aprendi com a vida, apesar de ainda curta. E é isso que me leva a acreditar que os milagres, por mais inacreditáveis ou inexplicáveis, são verdadeiros e podem ocorrer independentemente da ordem natural das coisas.
Por isso, mais uma vez, tal como acontece todos os dias, começo a ler o bloco de apontamentos em voz alta para me poder ouvir, e na esperança que o milagre que passou a dominar a minha existência ocorra novamente…

E talvez, apenas talvez, aconteça mesmo…

quarta-feira, julho 06, 2005

As Lágrimas de um Sorriso...


Um dia, uma jovem pediu a um profeta:
- Fala-nos da Alegria e da Tristeza.

E o profeta respondeu:

- A vossa Alegria é a vossa Tristeza sem máscara. E o poço de onde corre o vosso riso esteve muitas vezes cheio das vossas lágrimas.
Quanto mais fundo a dor escavar o vosso ser, mais Alegria caberá em vós.
Quando estiverdes alegres, olhai para o fundo do vosso coração e vereis que realmente chorais por aquilo que antes vos tinha encantado.
Alguns dizem que a Alegria é maior que a Tristeza, e outros dizem que a Tristeza é maior. Pois eu digo-vos que são inseparáveis... Vêm juntas, e quando uma se senta a sós convosco à vossa mesa, lembrai-vos que a outra dorme na vossa cama.
Sois verdadeiramente como os pratos de uma balança, sempre suspensa entre a vossa Tristeza e a vossa Alegria. Apenas quando ficais vazios é que estais imóveis e em equilíbrio...
Mas, e como um cavaleiro fiel a seu rei, apenas se abandona a batalha vencedor, ou com a alma às portas do Céu.... “

* Que a vossa Tristeza vos fortaleça e vos faça saborear ainda melhor a vossa Alegria… Porque ela existe… e vale mais que tudo… *

Obrigada...

Apenas para agradecer a todos aqueles que deixaram as suas pequenas palavras de força e carinho...
Muito obrigada, não imaginam como me fez bem ler cada comentário que postavam. Uns surpreenderam-me, outros fizeram-me sorrir, muitos fizxeram-me chorar... Foi tudo muito bom...
OBRIGADA...
E um obrigada especial à Dri e ao Dré pelo tempo que dispuseram para comentar todos ou quase todos os posts. Muito obrigada por tudo, e já sabem: Keep shining**
Acreditem que cada palavra aqui escrita ficará sempre guardada na minha memória, pois em tudo existe um tempo, um lugar e um sentimento. E para mim, o tempo fica marcado, o lugar sempre lembrado, e o sentimento... jamais esquecido...
Obrigada por tudo, e deixem que o poder das palavras entre em vocês também: o das boas para vos fazer sorrir, e o das más para vos fortalecer. Cresçam sempre, e nunca deixem que nada vos empurre para trás...
Obrigada... mais uma vez...

sábado, julho 02, 2005

Let's Make Poverty History...

1… 2… 3…

Já pararam para pensar aquilo que se pode fazer em 3 segundos?...
Em 3 segundos pode dizer-se a alguém o quanto o/a amamos, pode dar-se um abraço à mãe, ao pai, ao amigo ou ao namorado, pode-se sorrir… pode-se sonhar…
Mas também se pode morrer… E enquanto se lêem os números acima, uma criança morre em África… é menos uma criança que diz a alguém que o/a ama, menos uma criança que abraça, menos uma criança que sorri… e menos uma criança que sonha…





Todos temos direito a poder aproveitar cada 3 segundos da nossa vida, todos temos direito a poder continuar a sonhar… Tal como estas crianças têm esse direito…
Está provado o poder universal da música… Hoje, todo o mundo canta, chora, ri, grita ao som da mesma música… Há 20 anos foi assim, hoje é assim… Mas vamos todos contribuir para que daqui a 20 anos a música seja outra: uma música de vitória… Cabe-nos a nós ajudar, pois todos juntos podemos mudar este mundo… Vai ao site abaixo, e deixa o teu nome junto com o meu e com o de tantas outras pessoas que querem ver aquelas crianças a sorrir e a sonhar, por muitos e muitos anos… É que cada vez que uma criança perde o ânimo, o mundo estremece... Mas de cada vez que ela sorri, pega o mundo nas mãos e ele avança...
A decisão está nas mãos dos “8 Grandes”, mas eu acredito que todos unidos sejamos ainda mais poderosos…

Gasta três segundos do teu tempo para deixares aqui o teu nome… e pensa que podes estar a salvar uma vida…

http://www.live8live.com/list/


Estas crianças não esperam para sempre... Dá-lhes a oportunidade de voltar a sorrir, e voltar a sonhar...

Music Video:ANGEL (by Sarah McLachlan)

Music Video Code provided by Video Code Zone